AÇO / ALUMÍNIO
MILÃO – ITÁLIA
ERSEL BANK
Nos anos vinte, Milão era uma cidade de água: o Navigli, o Lambro e o Ticino traçavam os rumos da vida pública, definiam os lugares de agregação e as rotas. E é nesta Milão que, em 1928, este edifício foi construído para a então Società Elettrica Generale dell’Adamello. O palácio é caracterizado por uma geometria rigorosa que ilumina uma composição baseada em regras clássicas. Um tímpano fecha a janela do piso principal com vista para a varanda sustentada por colunas, enquanto quatro figuras na fachada contribuem para a narrativa composicional típica do início do século XX.
Assumido em 2018 pelo Ersel Spa, hoje um dos maiores grupos de private banking da Itália especializado em gestão de patrimônio, o edifício foi objeto de uma remodelação total com curadoria do arquiteto Alfonso Femia que desenvolveu o projeto, realizando pesquisas filológicas, aprofundando a gênese do edifício e suas transformações ao longo das décadas.
O novo conceito é respeitoso com o existente, sem sacrificar uma atualização funcional, calibrada nas necessidades expressas pelo cliente e na valorização dos elementos composicionais originais, como a pedra que cobre a base do edifício desenhando uma paisagem na altura dos olhos, tipicamente milanesa para cor e percepção tátil.
O projeto envolveu todo o edifício: quatro andares acima do solo e do subsolo, um novo telhado para tornar o último andar acessível, a inserção de uma área verde no pátio interno e a criação de um salão de tamanho generoso. Uma cuidadosa restauração foi realizada na fachada da Via Caradosso e nas partes originais. A frente em direção ao pátio foi atualizada e as fachadas redefinidas com uma superfetação na cobertura de altura e acréscimos para os elementos de conexão vertical, criando assim uma ponte de projeto entre os anos vinte do século XX e os vinte dos dois mil, sem interrupção.