OTTONE
VENEZA – ITÁLIA
FONDACO DEI TEDESCHI
O fornecimento envolveu a construção de parapeitos para o terraço panorâmico, para as aberturas no compartimento da escada rolante e para as escadas internas nas quais também foram instalados revestimentos especiais. Um total de 20 toneladas de latão foram utilizadas para a produção de produtos semiacabados projetados pelo arquiteto Rem Koolhaas e pelo arquiteto Carlo Cappai da C+S Architects. O metal utilizado é tanto cru quanto com oxidação seletiva em 15 gradações.
Parte dos 260 metros totais de parapeitos foram confeccionados em placas verticais com seções variáveis com sistemas especiais de fixação mecânica, através de pinos retráteis, que evitaram o uso de soldas, garantindo máxima rigidez estrutural. Nos corrimãos das escadas internas foi inserido um sistema de iluminação LED, hoje a expressão máxima da funcionalidade arquitetônica de economia de energia. Para o revestimento lateral e inferior da escada principal, foi feita uma subestrutura de aço à qual as chapas de latão foram presas. A fim de garantir a continuidade do revestimento metálico à geometria particular da escada, cada painel foi estudado individualmente, bem como os sistemas de fixação ocultos. Para evitar o efeito da corrosão galvânica, os pontos de contato entre a estrutura de aço e os painéis de latão foram adequadamente isolados.
O desenho de todos os elementos metálicos foi realizado pela equipe de especialistas do Grupo Gonzato dedicada a grandes obras, enquanto a produção foi confiada aos artesãos da Arteferro, outra divisão da empresa sediada em Vicenza dedicada à produção de produtos semiacabados ornamentais.
O PROJETO
A intervenção em causa insere-se no projecto global de restauro e recuperação funcional do edifício, propriedade do grupo Benetton, no qual estiveram envolvidos o estúdio OMA de Rem Koolhaas e a construtora italiana Sacaim. A partir de sábado, 1º de outubro de 2016, data da inauguração oficial, a Fondaco dei Tedeschi encontrou seu destino original com seus 7.900 metros quadrados de espaço comercial, tornando-se a primeira loja de departamentos da Europa com a marca DFS, a divisão de varejo de viagens da gigante global de luxo LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton.